Informações Gerais

INFORMAÇÕES GERAIS

O CFG, com duração de cinco anos letivos, destinado aos brasileiros que tenham concluído, com aproveitamento, o ensino médio, tem como objetivo a formação do oficial e a graduação do engenheiro militar para o exercício dos cargos privativos da Engenharia Militar de oficial subalterno e oficial intermediário, conforme o disposto na legislação federal vigente.

 

 

O CFG compreende a graduação em uma das especialidades de Engenharia e, simultaneamente, a formação militar necessária ao oficial da ativa do Quadro de Engenheiros Militares (QEM) ou da reserva do Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE). 

 

CURSOS OFERECIDOS

- Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares (destinado aos(às) candidatos(as) que desejam seguir a carreira militar);

- Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva de 2ª Classe do Quadro de Engenheiros Militares (destinado aos(às) candidatos(as) que não desejam seguir a carreira militar).

 

ESPECIALIDADES DE ENGENHARIA OFERECIDAS

Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.

Obs.: A escolha da especialidade de Engenharia será realizada ao final do Ciclo Básico, de acordo com a classificação alcançada pelo(a) candidato(a) no referido ciclo e de acordo com os números de vagas e especialidades estipulados anualmente pelo Estado-Maior do Exército.

 

PRINCIPAIS REQUISITOS

Ser brasileiro(a) nato(a), ter concluído ou estar cursando a última série do Ensino Médio e idade compreendida entre:

  • ATIVA:

    Ter no mínimo 16 (dezesseis) anos de idade, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFG do IME; e ter no máximo, 22 (vinte e dois) anos de idade, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFG do IME.

  • RESERVA:

    Ter no mínimo 16 (dezesseis) anos de idade, completados no período de 1o de janeiro a 31 de dezembro do ano do concurso (ano anterior ao da matrícula no CFG do IME); e ter no máximo, 21 (vinte e um) anos de idade, completados no período de 1o de janeiro a 31 de dezembro do ano do concurso (ano anterior ao da matrícula no CFG do IME).

     

BENEFÍCIOS PARA OS ALUNOS DA ATIVA

Alimentação, assistência médica e odontológica, alojamento (para os que necessitarem) e ajuda de custo mensal.

 

LOCAIS DAS PROVAS

Belém - PA

Belo Horizonte  -  MG

Brasília - DF

Campinas -  SP

Campo Grande -  MS

Curitiba -  PR

Fortaleza - CE

Goiânia – GO

Juiz de Fora -  MG

Manaus - AM

Porto Alegre - RS

Recife - PE

Rio de Janeiro - RJ

Salvador -  BA

Santa Maria - RS

São José dos Campos - SP

São Paulo - SP

Teresina - PI

Vila Velha -  ES

Editais e Retificações - 2022

Manual do Candidato - 2022

Informações ao candidato

Relação dos pedidos de isenção - 2022

Confira a relação dos pedidos de isenção da taxa de inscrição.

Relação

Concurso IME


Uma conversa com quem já passou no vestibular do IME. 




Calendário de Atividades

Acompanhe as fases do Vestibular do IME.




Para maiores informações e dúvidas quanto ao processo seletivo, entre em contato com a Subdivisão de Concursos (SD/3).

email:

vestibular@ime.eb.br